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  • Foto do escritorEquipe Online

Reveja investimentos, mas priorize a comunicação:

É natural que em meio a uma crise as empresas repensem as suas ações de marketing, assim como os investimentos em promoções e anúncios, e engavetem temporariamente projetos programados para este setor. O momento é delicado, com muitas empresas cortando orçamentos, refazendo planos e enxugando a estrutura.


Agora é, sem dúvidas, a hora de se resguardar e observar o movimento do mercado. Mas, mesmo com limitações, as empresas não devem negligenciar as ações de comunicação com os seus clientes. O contato pode ser feito por meio de comunicados, de press releases, posts em mídias sociais, de ações específicas via parcerias ou pelos próprios canais da empresa. O silêncio não é recomendado, pois além de aumentar o clima de instabilidade já criado pela crise, distancia o cliente da marca. É hora de informar sobre os planos de sua empresa para passar pela crise e para retornar no pós-crise.


É muito provável que a vida, de um modo geral, demore um pouco a voltar ao que era antes. A expectativa é que o retorno gradual exija mudanças e adaptações à nova realidade. Por esse motivo, você precisa sair na frente e se preparar para o que está por vir. E a melhor forma de começar a trabalhar isso, é mostrando para o seu cliente as suas ideias, dividindo com ele a sua preocupação em apoiá-lo e em cumprir todos os acordos firmados entre vocês.


Não deixe dúvidas sobre o seu empenho em se manter atuante e em resolver todas as pendências, incluindo as internas. Pois, como temos enfatizado aqui, um bem estruturado plano de comunicação, que deverá contemplar cenários para durante e para depois da crise, vai fortalecer qualquer ação programada pela empresa.


Para entender melhor as expectativas e dúvidas do seu cliente, o plano de comunicação pode contemplar pesquisas especiais, que tenham como objetivo não somente conhecer as expectativas de seu cliente como também entender os pontos fracos e fortes da sua empresa durante a crise. Ouvir o seu público vai ajudar a construir uma base mais sólida no processo de reestruturação da empresa.



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