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  • Foto do escritorEquipe Online

A mudança é real

Todo mundo já entendeu que a crise da Covid-19, que afetou os mais distintos setores da economia, vai exigir muitas mudanças dentro e fora das empresas. Quando sair do isolamento e retornar à vida "normal", o consumidor vai ter outras necessidades, outras preocupações e prioridades.


As empresas terão que se adaptar à esta nova realidade, que vai solicitar novos hábitos, assim como mais investimentos na segurança de funcionários e clientes. Isso sem falar que tanto os grandes, como os pequenos e os médios negócios, provavelmente vão precisar reduzir a estrutura. Mas, mesmo mais enxutos, todos voltarão ávidos para abrir novas frentes, ampliar horizontes e recuperar o tempo e os investimentos perdidos. Muitas empresas, de diversos setores, estarão no mesmo barco, com as mesmas questões e expectativas. O que vai diferenciá-las será a agilidade no momento de reagir à crise e a compreensão de que o impacto negativo também está atingindo concorrentes, clientes e parceiros.


O comportamento durante a crise e a forma como a empresa olhar para o futuro serão definitivos para o resultado final. Entender que a necessidade de mudança é real será importante, mas o fundamental será a maneira como a empresa vai se comunicar com o cliente durante este processo de reestruturação. A percepção positiva, a confiança e a fidelidade dele vão depender principalmente da mensagem que será transmitida. E atitudes fatais para o fracasso de qualquer plano de recuperação incluem: tratar a crise com desdém, investir em campanhas de vendas agressivas, promover ações oportunistas, não valorizar as questões humanas, não proteger os colaboradores, não ter empatia com o que está acontecendo à sua volta, entre outros.


Portanto, seja criativo, invista na qualidade da comunicação e preste muita atenção nas estratégias que vai adotar, pois elas serão a base dos projetos para amenizar a crise e de recuperação de sua empresa.




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