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Você tem investido na imagem da sua empresa?

A imagem define como uma empresa se posiciona e como ela é percebida no mercado e na sociedade. Ela está ligada aos seus valores, tanto externa como internamente. Ou seja, é tudo o que a sua empresa representa além da venda e do pós-venda. Por isso, é importante agregar valor à sua marca, para que ela também seja lembrada pelos valores que representa e não somente pelo o que vende.


Este é o famoso trabalho de Branding, ou Brand Management, que nada mais é do que o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento e aos valores da marca. A apresentação de uma marca de forma positiva, para aumentar a visibilidade e a aceitação da mesma no mercado, deve estar no plano de marketing.


Portanto, invista em pesquisa para conhecer o seu público e interaja com ele; aposte alto no público interno, na qualidade dos seus serviços e, claro, na comunicação com todos os segmentos com os quais você mantém contato. Alinhe as equipes, que devem estar engajadas em todas as questões da empresa. Otimize os canais de comunicação com conteúdos relevantes, que de alguma maneira falem com o seu cliente - seja para oferecer suporte no mercado em que vc atua ou para discutir questões diversas, de interesse geral.


A posição de uma marca pode ser efetivada de várias maneiras, entre as quais estão as campanhas que ela participa e apoia, como diversidade, meio-ambiente, práticas sustentáveis etc. Tudo isso contribui para a formação da imagem corporativa, que está além das vendas, pois a reputação de uma empresa define como ela será recebida no mercado. Por esta razão, tenha em mente que a imagem de sua empresa é o diferencial máximo na percepção dela pelos seus clientes, assim como pelos seus potenciais clientes.


Comece padronizando a identidade visual e a linguagem que você vai usar para abordar o seu público. Trabalhar a fidelização, assim como o engajamento em questões relevantes, que vão além das relações comerciais, também é fundamental.


Como temos falado por aqui, hoje, mais do que nunca, é preciso investir na comunicação adequada com o seu mercado. É importante estar atento às dificuldades das empresas em geral, aos concorrentes, às questões sociais e, principalmente, às expectativas do seu público em relação à sua empresa. Mesmo evitando polêmicas, é preciso manter-se atualizado e atento às mais distintas questões que envolvem um ambiente social.


É claro que é preciso ser coerente com a imagem da empresa e investir muito na qualidade dos produtos, assim como do atendimento. Este último, é um item que finalmente passou a ser compreendido como prioridade em qualquer segmento, pois pode ser determinante na formação da imagem de uma empresa.