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Você sabe usar a comunicação assertiva?

A definição de comunicação assertiva é simples: comunicação de forma direta e transparente. É o uso de mensagens que vão direto ao ponto, mas que não utilizam um tom imperativo, que pode soar rude ou duro demais.


Lembre que o cliente é um parceiro que deve confiar em você. Ele precisa ter certeza de que as suas ações não visam somente o lucro, mas que também contemplam o bem-estar dele. Portanto, priorize as mensagens que não dão margem à dupla interpretação e que não precisam ser decifradas ou repetidas. Uma comunicação clara, objetiva, respeitosa e direcionada é uma ferramenta valiosa.


Para acertar o tom, no entanto, é preciso escutar o cliente, entender as expectativas dele, estar em conexão com ele e trabalhar com inteligência e sensibilidade. O mundo digital faz com que, a todo o instante, todos se comuniquem, troquem informações, ideias etc. Por isso, sempre pratique a empatia para passar a mensagem com segurança e integridade.


Outro item importante, que deve constar na estratégia de comunicação e de marketing, é o timing (veja mais aqui). É preciso saber a hora certa de passar uma informação, de anunciar uma decisão, de lançar uma campanha etc. Como vemos, a comunicação assertiva não se restringe apenas a uma conversa, uma reunião, uma apresentação, uma venda... ela precisa fazer parte dos mais distintos canais da empresa. A transparência e a cumplicidade com o público-alvo são estratégias que garantem o sucesso em todos os segmentos.