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Você sabe o valor da comunicação interna?

Infelizmente, ainda não são muitas as empresas que entendem a importância de investir na comunicação interna; ou seja, na comunicação com os seus colaboradores. Tão importante quanto a comunicação com o público e o mercado, a comunicação interna é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer projeto de marketing e de vendas.


Engajar os funcionários nos projetos da empresa é estratégico, assim como distribuir responsabilidades e promover a interação entre as equipes, que devem trabalhar em conjunto, trocar conhecimento e ideias para reforçar e consolidar as metas da empresa. Erra quem ainda trabalha dentro do espírito de cada um por si, isolando o seu time, estimulando a insegurança e consequentemente a competição.



O trabalho de comunicação interna permite o esclarecimento das metas e dos valores da empresa, facilitando o alinhamento da linguagem, o fortalecimento da cultura organizacional e da visão que a empresa pretende projetar para o público externo. A valorização da equipe e a preocupação com o seu bem-estar garantem um ambiente de trabalho saudável. Portanto, é preciso tratar de temas como inclusão social, responsabilidade social, sustentabilidade, assim como questões ligadas à saúde física e mental.


Hoje, mais do que nunca, é preciso humanizar o processo interno e permitir que o colaborador esteja bem informado sobre todos os planos. Ele/Ela deve se sentir parte do processo de crescimento, de amadurecimento ou de transição da empresa. E a comunicação interna é uma forma de transmitir a mensagem com leveza e interatividade, de motivar o time, de diminuir a rotatividade, de simplificar o relacionamento entre departamentos, de evitar conflitos e de ajudar na renovação por meio da troca de ideias, experiências etc. Muitos projetos brilhantes podem nascer via a interação das diferentes equipes, que juntas aumentam significativamente o potencial criativo individual e de grupo.