top of page
  • Foto do escritorEquipe Online

Sete dicas para o plano de comunicação:

Como falamos no post anterior, Como será o retorno às atividades?, a mensagem transmitida por sua empresa no processo de reestruturação vai garantir o resgate da confiança do consumidor e a consolidação da marca. Veja as nossas dicas para a elaboração do plano de comunicação:


1. Analisar o cenário

Antes de elaborar o plano de comunicação faça uma análise ampla do mercado. Leve em consideração todos os lados envolvidos na crise, as possibilidades de recuperação, as ações dos concorrentes, as perspectivas etc. As pesquisas são sempre aliadas neste estudo.


2. Não ignorar a crise e os seus impactos

Olhe para o futuro, mas não ignore, nem minimize, a crise. É importante ser otimista, mas é preciso estar atento para não perder o foco na realidade do mercado e em todos os atores que fazem parte dele.


3. Investir na comunicação interna

A comunicação interna é estratégica. É fundamental que a equipe esteja informada sobre os seus planos, as ações programadas, o novo posicionamento no mercado etc. Uma equipe confiante e alinhada fortalece a empresa como um todo.


4. Manter o cliente sempre atualizado

O cliente só vai poder confiar em sua empresa se ele souber o que ela está fazendo, como se posicionou na crise, como está trabalhando para se reestruturar etc. Portanto, não economize na divulgação de informações.


5. Priorizar a transparência e a objetividade

O cliente não está totalmente seguro ainda, pois os mercados em geral continuam instáveis. Portanto, seja transparente, não crie falsas expectativas e seja objetivo quando for falar de como poderá ajudá-lo, dos planos que envolvem o relacionamento de vocês etc.


6. Passar confiança

Com clareza e objetividade a sua empresa vai conquistar a confiança do cliente, que neste momento de retorno precisa entender o posicionamento real da empresa e, principalmente, saber como será o suporte que vai receber dela.


7. Diversificar os canais de comunicação

Utilize os diferentes canais de comunicação disponíveis para falar com o seu cliente. Aproveite as ferramentas de cada um deles para passar a sua mensagem e se aproximar do seu público.







bottom of page