top of page
  • Foto do escritorEquipe Online

Planejamento e comunicação

É impossível elaborar o plano de reestruturação de uma empresa sem incluir ações de comunicação. Para enfrentar as dificuldades já previstas neste retorno, as empresas vão precisar de um planejamento amplo, que aborde vários cenários e priorize a manutenção de uma comunicação ativa com os seus clientes.


O consumidor, em geral, estará mais cauteloso, exigente e preocupado com os produtos disponíveis no mercado. Portanto, conquistar a confiança dele por meio de um contato dinâmico, com a divulgação de informações claras e úteis será um diferencial e tanto. Algumas atividades estão retornando aos poucos, e à medida que o mercado reabre a economia vai se movimentando para permitir que as empresas comecem a se reorganizar. Pode ser que muitos negócios precisem diminuir a estrutura, enxugar projetos, adiar planos já traçados, entre outros.


Mas a expectativa é que, apesar das possíveis reduções, todos reencontrem seus espaços e voltem a atuar. As incertezas estão presentes em todos os mercados, que já estão tendo que lidar com questões econômicas, cortes, negociações etc., além de aprender a redobrar os cuidados para proteger seus clientes, parceiros e funcionários da Covid 19.


Serão muitos desafios! Para enfrentá-los será preciso estar informado e, principalmente, informar de maneira adequada o seu mercado. Por esta razão, a comunicação deve encabeçar qualquer projeto, pois será uma estratégia valiosa neste processo.

Virtual

É importante ressaltar que durante a quarentena as mídias sociais e os contatos virtuais, tanto profissionais como pessoais, foram as formas encontradas pela maioria das pessoas para matar as saudades, celebrar festas, promover reuniões e eventos, estudar, discutir projetos e até fechar negócios. Com isso, aumentou significativamente o número de plataformas, aplicativos e cursos para quem estava enfrentando dificuldades em lidar com esta nova realidade.


E agora, o uso destes recursos parece "óbvio" para todos. Eles conquistaram espaço nos ambientes pessoais e profissionais, e mesmo depois que a pandemia acabar eles continuarão sendo usados para agilizar alguns processos, reduzir custos, facilitar encontros entre pessoas que moram em destinos diferentes etc. O único caminho, no entanto, é conhecer as novas ferramentas e fazer delas grandes aliadas da sua empresa.


bottom of page