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O que você espera da comunicação em 2022?

Chegamos em 2022 ainda com muitas dúvidas e inseguros/as em relação à pandemia. Mas algumas certeza já temos, como por exemplo que o mercado está mais exigente em relação a questões como transparência, qualidade do atendimento e comprometimento.


A saúde mental da equipe deve estar na lista de prioridades, pois todos sofremos com o isolamento, as perdas, os medos etc., e muitas das sequelas dessa experiência ainda estão se manifestando. Sabemos que muitas empresas vão combinar o trabalho remoto ao presencial, o que pode ser a solução ideal para quem quer retornar para o escritório, assim como para os que se sentem mais seguros trabalhando de casa. O chamado "trabalho híbrido" tem sido uma opção para muitos e, na maioria dos casos, tem ajudado no cuidado da saúde mental.

Não há dúvidas de que a comunicação terá que ser mais humanizada, como já falamos antes, tanto interna como externamente. A equipe e o cliente precisam de mais atenção, precisam de tratamento individual, precisam ser vistos e atendidos de forma cada vez mais diferenciada. Não podemos esquecer que o cliente quer menos formalidade e mais transparência, criatividade e naturalidade nos contatos com as empresas.O excesso de burocracia só vai prejudicar a relação.


Conforme falamos em outros posts, a tecnologia e as diversas formas de comunicação têm sido cada vez mais usadas . Não existe mais espaço para quem não interagir com o público, seja via mídias sociais, newsletters criativos, podcasts, eventos presenciais e online, entre outros. O que o consumidor quer hoje é ver tudo de forma clara e ágil. Portanto, não tente usar recursos ultrapassados, como "para mais detalhes preencha esses formulários", ou ainda pior: "preço somente por DM". Sua empresa não tem nada a esconder, ou pelo menos não deveria ter, então chegue junto do cliente, mostre a cara e incentive o diálogo entre ele e a sua empresa. Seja explícito e diga o que tem para oferecer.


Não negligencie a comunicação interna, por favor. Tenha em mente que uma equipe alinhada, trabalhando dentro de objetivos comuns, é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Por fim, hoje, depois de tudo que o mundo passou e que ainda vem passando, é obrigatório que as empresas trabalhem projetos de responsabilidade social, que apoiem comunidades, ajudem na preservação do meio ambiente etc.


Mas é preciso manter a coerência entre a ação e a prática interna e externa para não criar falsas expectativas do cliente e da concorrência. Não tenha medo de se posicionar e mostrar os projetos que você e sua equipe estão engajados. Um empresa diversa é uma empresa com um futuro promissor, por isso lembre-se disso na hora de elaborar estratégias e de contratar os profissionais que vão fazer parte do seu time!