• Equipe Online

O papel da comunicação:

Se você ainda tem dúvidas sobre o papel da comunicação no enfrentamento de qualquer crise, você precisa entender um pouco mais sobre a importância de passar a mensagem correta para o seu público alvo e do quanto você pode ampliar a repercussão disso. A comunicação estratégica é fundamental não só para mitigar os impactos de uma crise dentro de uma determinada empresa, mas também para orientar e ajudar diferentes comunidades sobre como agir diante de situações adversas. E aqui podem ser mencionadas não somente as crises econômicas, mas também orientações sobre as catástrofes naturais e as pandemias, a divulgação de projetos educacionais e de conscientização etc. No universo de uma empresa, a comunicação externa pode apoiar questões importantes, como consolidar a imagem positiva, resgatar a confiança do mercado e até reverter problemas de difícil solução. Ao mesmo tempo, um erro de comunicação pode causar danos irreversíveis, que incluem o comprometimento de toda uma história e a quebra de uma imagem construída durante anos. Por isso, é preciso que você se prepare para responder de forma clara e objetiva aos questionamentos de seu cliente, buscando mostrar o seu posicionamento, divulgando o que você tem feito para ajudá-lo e dividindo as suas decisões, mesmo as mais difíceis. Para o sucesso de um plano estratégico, no entanto, as empresas precisam manter a comunicação interna sempre atualizada. Com uma linguagem única, a empresa passa confiança, mostra o alinhamento da equipe e a sua disposição para atingir os objetivos propostos. Antes de pensar em um plano estratégico de comunicação, reflita sobre os 'primeiros passos' sugeridos pela equipe da Online em um post anterior.