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  • Foto do escritorEquipe Online

Oportunismo não é oportunidade!

Precisamos sim estar atentos às oportunidades para procurar reverter os problemas causados por uma crise. O que não podemos, no entanto, é confundir oportunismo e oportunidade, pois empresas oportunistas, que deixam transparecer a intenção de lucrar em cima de crises, principalmente as que envolvem dores e perdas, são aquelas que vão colher os piores frutos e que, com certeza, vão comprometer a saúde do relacionamento com os seus clientes.


A forma de transmitir qualquer medida, decisão ou promoção, portanto, é decisiva para que a percepção de seu cliente não seja negativa. O exemplo recente é o caso de uma grande marca de roupas, conhecida por estar sempre atenta às tendências, que tentou lucrar com a pandemia da Covid 19 vendendo máscaras da grife a preços altos e totalmente deslocados da realidade atual.


Mesmo com um apelo voltado para o social - parte da renda seria doada para uma entidade filantrópica, o tiro saiu pela culatra e a imagem da marca ficou arranhada. Faltou visão dos departamentos de marketing e de comunicação, pois, como já disse um grande publicitário brasileiro, neste momento o foco das empresas não deve estar nas vendas, mas sim na prestação de serviços. A hora é de pensar no futuro, de investir em projetos realmente solidários, de se aproximar do cliente, de se reinventar e de manter a credibilidade da sua marca.







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