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Comunicação estratégica

Em tempos de crise, muitas empresas preferem seguir as linhas básicas da comunicação e do marketing para não se expor demasiadamente ou para reduzir os riscos. No entanto, sabe-se que aquelas que subestimarem a importância e o poder da comunicação dentro de planos estratégicos de crescimento, de recuperação ou de renovação tendem a errar.


Apostar em estratégias tradicionais, deixar a equipe parada dentro da linha de conforto, seguir apenas a intuição e não traçar planos flexíveis de ação, podem ser as piores decisões. Se existem limitações de verba - o que é bem possível, pois o mundo está passando por uma crise -, não economize em criatividade e ousadia na hora de apresentar a empresa para o seu público alvo. Mostre que você quer estar próximo, quer manter os parceiros informados e que está pronto para dar o retorno que eles esperam de você. Use diferentes formas para chegar até eles, como mídia social, pesquisas, campanhas inspiradoras, programas sociais e posicionamentos concretos em relação a distintos temas, defendidos ou questionados por sua empresa.


Ao mesmo tempo, não fique engessado no planejamento elaborado, pois é preciso estar preparado para, caso seja necessário, alterar com agilidade o rumo das coisas. No mundo atual, em que tudo muda de forma veloz, não é possível crescer sem acompanhar as evoluções, assim como os recuos, exigidos pelos mercados. Não acompanhar seria o mesmo que desistir ou ser excluído do jogo. Portanto, é preciso preparar a estratégia e segui-la na medida do possível, sem se fechar dentro de métodos ou regras tradicionais. Olhe em volta, entenda o seu público, avalie seus concorrentes e adapte o seu projeto às mudanças globais e do seu mercado.


Esteja atento aos acontecimentos gerais, que afetam a todos os mercados, que influenciam na vida da sociedade e que exigem empatia e compreensão por parte das empresas. Não existe fórmula mágica, mas o sucesso chegará aos que usarem a inteligência e forem ágeis na hora de lançar qualquer estratégia de comunicação e de marketing.



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