top of page
  • Foto do escritorEquipe Online

Como será o retorno às atividades?

Por mais que todos estejam ansiosos para que os mercados voltem a funcionar no mesmo ritmo de antes da pandemia da Covid-19, sabemos que o processo será um pouco mais lento do que se esperava e que, além de cautela, a maioria das empresas vai precisar ter paciência.


Para evitar que a ansiedade atrapalhe este retorno, é preciso analisar o cenário de uma forma geral e estar sempre atualizado sobre as informações divulgadas por especialistas em saúde. É fundamental que a sua empresa e os seus funcionários possam voltar à rotina de forma segura. Esse cuidado vai garantir a tranquilidade e a confiança de seu cliente. Toda e qualquer ação nesta etapa será determinante para a consolidação dos planos de reestruturação.


O impacto econômico foi global e, como vimos, praticamente todos os setores foram atingidos. E por esta razão, é preciso ter foco na hora de agir, preparando um completo e objetivo plano de comunicação para voltar a falar de negócios com os clientes. Não esqueça que oportunismo não é oportunidade e que, no entanto, não é indicado criar campanhas ambiciosas ou, de alguma forma, tentar tirar proveito da crise. Temos tido exemplos desastrosos, que incluem marcas conhecidas e o lançamento de marcas novas que tentaram "pegar carona" na crise e acabaram ganhando a antipatia do público.


Tenha em mente que o seu cliente também viveu e/ou ainda está vivenciando a crise, que a sua empresa não foi a única afetada e que muitos parceiros, assim como alguns concorrentes, estão tendo que reduzir custos e estrutura para conseguir retornar. Neste momento, o que vai chamar a atenção será a transparência, a coerência e a objetividade.


A expectativa é que os mercados comecem a reagir com uma certa timidez, pois além de precisar resgatar o poder de consumo dos clientes, será necessário reestabelecer a confiança deles nos investimentos futuros. Portanto, se comunique com o seu público, faça com que ele saiba o que você planejou para o retorno das atividades, mostre como ele poderá contar com a sua empresa, utilize distintos canais e faça com que ele esteja sempre atualizado das novidades.


Não esqueça de priorizar a criação de um plano específico para a comunicação interna, pois o alinhamento da sua equipe vai ser muito importante para fortalecer o seu posicionamento no mercado.



bottom of page