• Equipe Online

Como criar o plano de marketing:

A estratégia de marketing não pode, de maneira nenhuma, se deter apenas na publicidade. Para ampliar a margem de acertos e atingir um bom resultado, o marketing precisa estar aliado à comunicação. Portanto, se existem dois segmentos fundamentais, especialmente em momentos de crise, é o marketing e a comunicação. Não esqueça que o seu público, mesmo em um mercado não tão aquecido, está ali, pronto para ser compreendido e estimulado. Atualmente, as empresas não ganham valor apenas pelos preços competitivos, mas também pela forma como elas se posicionam no mercado, seus projetos e campanhas, engajamento em questões relevantes para a sociedade etc. Sendo assim, a estratégia de marketing precisa falar de maneira adequada com o cliente, ou o potencial cliente, da empresa. Trabalhar com influenciadores que falam com o seu público alvo pode ser um caminho, mas é fundamental analisar não somente o número de seguidores do profissional escolhido, como também prestar muita atenção no conteúdo. Não é possível ganhar a simpatia do público em geral ostentando gastos absurdos, negando problemas relevantes, praticando o desperdício etc. Em um momento em que milhares de pessoas passam por dificuldades, sem acesso ao básico, é preciso ter sensibilidade para posicionar uma marca. Se seu público é aquele que pode ostentar, aproveite para passar uma mensagem útil, que ajude na conscientização. Tenha em mente que a prioridade é criar projetos que traduzam a filosofia da empresa e que não foquem unicamente nas vendas. É claro que as vendas são o objetivo final de qualquer empresa, mas falar somente delas em um momento de crise, pode representar perda de dinheiro e de tempo. Seu público quer saber de sua empresa, mesmo que ele não esteja pensando em ir às compras agora, que entender a linha de pensamento da sua marca, o que você tem feito na crise, entre outros. Ele quer ser lembrado, incentivado a pensar no futuro, fazer planos, acreditar em dias mais produtivos. Sendo assim, é fundamental que o marketing envolva pesquisa, defina uma identidade para a empresa, fortaleça a imagem e estimule o engajamento. Como falamos no post anterior, também é importante conhecer a concorrência e saber o que ela está fazendo, como suas ações estão sendo recebidas pelo mercado etc. A venda é o objetivo final, mas para chegar até ela, hoje, mais do que nunca, é preciso que haja uma identificação do público com a sua marca. Pense nisso.