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Como pensar em estratégias de comunicação no cenário atual

Com o aumento da comunicação por meio de redes sociais, aplicativos de reunião e de mensagens, as pessoas ficaram mais informadas. Mas, ao mesmo tempo, confusas com o excesso de informação, a propagação de fake news e o aumento da interatividade via computador ou smartphone.


E dentro deste contexto, o que pesa mais, o lado positivo ou o negativo? É super positivo, pois facilitou o acesso dos produtores de conteúdo a diferentes públicos e ao público a diferentes conteúdos. E é negativo porque o volume de informação aumentou e a velocidade com que uma notícia passa e perde a importância também. Por isso, muitas vezes algo que você considera fundamental acaba perdendo espaço para uma nota que você acha "superficial", por exemplo.


E a sua empresa, como ela deve se posicionar diante deste novo cenário? Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente a força que a comunicação tem no mundo dos negócios, na vida pessoal, nos destinos (cidades, países, estados), nas relações etc. E estar ciente do impacto que uma mensagem bem transmitida pode causar nos resultados de um projeto, uma ação, um novo produto, entre outros.

Da mesma forma, uma mensagem truncada ou mal interpretada, pode causar estragos consideráveis em uma estratégia de fortalecimento da marca e de vendas. Como já falamos em posts anteriores, hoje os valores da empresa têm tanta força quanto a qualidade do produto ou do serviço que ela oferece. Portanto, é preciso estar sempre atento a toda e qualquer mensagem que será transmitida para o público alvo e também para o público em geral. Pois este último, muitas vezes pode influenciar diretamente no seu segmento alvo e mudar completamente a direção da mensagem.


Em diversos posts mencionamos o quanto é básico ser transparente e, claro, reforçamos este item aqui também. Mas hoje vamos chamar a atenção para a importância de criar uma identidade para a empresa nas ações e nos posicionamentos do dia a dia. Quem tem um discurso diferente da prática já não passa desapercebido e, ao contrário, chama a atenção para o que não deve ser feito. Ou seja, expõe a marca de forma negativa e se torna exemplo dos erros que precisam ser evitados.


Ser autêntico também exige ousadia e criatividade. Não pense que você precisa fazer acrobacias ou se mostrar o tempo todo como o "diferentão" para chamar a atenção do seu público. Na verdade, você precisa, antes de começar, é entender o seu público e, mais que isso, se informar sobre o momento que ele está passando. Quais são as dificuldades e quais são as expectativas mais comuns? O que ele espera de você e da sua empresa? Como você pode colaborar? Ostentar é adequado? Ignorar problemas é o melhor caminho?


Se faça algumas perguntas e responda com segurança antes de elaborar as estratégias de comunicação, pois elas serão a base do sucesso da sua empresa.